quarta-feira, 24 de abril de 2013

Portfólio como Instrumento Avaliativo


O uso do Portfólio como Instrumento Avaliativo

Hoje iremos relatar nossa experiência do uso do Portfólio como Instrumento Avaliativo na Escola de Educação Infantil Vovó Mocinha.
      Com a Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos oferecida pela SEME(ABAPORU) em 2010, foi orientado às escolas a construção da proposta de avaliação, e a partir de então, a equipe definiu os instrumentos  avaliativos. 
       O uso do Portfólio foi apontado pelo   grupo  de   professores  como uma ferramenta de registro e avaliação de grande valor reflexivo, pois permite ao professor  refletir e replanejar  sua prática educativa.
Diante dessa nova forma de avaliar o processo de ensino e  aprendizagem, a Escola Vovó Mocinha tomou a decisão de experimentar  essa  nova proposta, passando a discutir o tema entre as professoras no grupo de estudo (Formação Continuada), e a adotá-lo no ano letivo de 2012, como o principal instrumento avaliativo do processo educativo.
 
Objetivos do Trabalho com Portfólio
      Registrar o desenvolvimento da aprendizagem das crianças bem como os avanços no seu processo de construção  de conhecimentos.
       Registrar as atividades desenvolvidas durante o ano letivo;
       Tornar o portfólio  uma  forma de registro   e  reflexão da prática educativa.
 
 
 
 
 
Planejamento
      
            O  trabalho com o Portfólio demandou  estudo e  encontros para discutir as dúvidas durante todo o ano de 2011 e, somente em 2012 passamos a utilizá-lo como instrumento avaliativo da prática educativa.
 
Pessoas envolvidas no desenvolvimento do trabalho
       Direção
       Coordenadora Pedagógica
       Professoras
       Crianças
 
Estratégias de Implementação
       Formação Continuada oferecida pela SEME/ABAPORU
       Acompanhamento pedagógico/SEME
       Formação continuada na escola
       Organização de material para construção dos Portfólios
       Suporte pedagógico às professoras
 
Ações mais relevantes
      Formação Continuada na Escola
       Planejamento
       Avaliação
 
Avaliação
      Roda de conversa sobre as atividades desenvolvidas
      Análise de fotos e registros  das crianças em situações   vivenciadas
      Relatos de experiências pelas professoras
 
Avanços
 
       Sistematização, mesmo que timidamente, de pensamentos e ações,
       Produção e reflexão teórica acerca da  prática educativa.
 
Desafios
       Sensibilização das professoras,
       Conciliar teoria e prática necessárias  ao trabalho com Portfólio,
       Tempo suficiente para estudo e planejamento.
 
Resultados
       Professoras mais confiantes para  registrar  sobre a prática,
       Maior interação e troca de experiência,
       Registro escrito e fotográfico da  prática mais organizados e acessíveis.
 
Produções
   
       Portfólios como instrumento de avaliação do processo educativo,
       Registro fotográfico de algumas atividades desenvolvidas durante o ano letivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário