O
uso do Portfólio como Instrumento Avaliativo
Hoje
iremos relatar nossa experiência do uso do Portfólio como Instrumento
Avaliativo na Escola de Educação Infantil Vovó Mocinha.
Com a Formação Continuada para
Coordenadores Pedagógicos oferecida pela SEME(ABAPORU) em 2010, foi orientado
às escolas a construção da proposta de avaliação, e a partir de então, a equipe
definiu os instrumentos avaliativos.
O uso do Portfólio foi apontado
pelo grupo de
professores como uma ferramenta
de registro e avaliação de grande valor reflexivo, pois permite ao professor refletir e replanejar sua prática educativa.
Diante
dessa nova forma de avaliar o processo de ensino e aprendizagem, a Escola Vovó Mocinha tomou a
decisão de experimentar essa nova proposta, passando a discutir o tema
entre as professoras no grupo de estudo (Formação Continuada), e a adotá-lo no
ano letivo de 2012, como o principal instrumento avaliativo do processo
educativo.
Objetivos
do Trabalho com Portfólio
• Registrar
o desenvolvimento da aprendizagem das crianças bem como os avanços no seu
processo de construção de conhecimentos.
• Registrar as atividades desenvolvidas durante
o ano letivo;
• Tornar o portfólio uma
forma de registro e reflexão da prática educativa.
Planejamento
O trabalho com o Portfólio demandou estudo e
encontros para discutir as dúvidas durante todo o ano de 2011 e, somente
em 2012 passamos a utilizá-lo como instrumento avaliativo da prática educativa.
Pessoas
envolvidas no desenvolvimento do trabalho
• Direção
• Coordenadora Pedagógica
• Professoras
• Crianças
Estratégias
de Implementação
• Formação Continuada oferecida pela
SEME/ABAPORU
• Acompanhamento pedagógico/SEME
• Formação continuada na escola
• Organização de material para construção dos
Portfólios
• Suporte pedagógico às professoras
Ações
mais relevantes
• Formação
Continuada na Escola
• Planejamento
• Avaliação
Avaliação
• Roda
de conversa sobre as atividades desenvolvidas
• Análise
de fotos e registros das crianças em
situações vivenciadas
• Relatos
de experiências pelas professoras
Avanços
• Sistematização, mesmo que timidamente, de
pensamentos e ações,
• Produção e reflexão teórica acerca da prática educativa.
Desafios
• Sensibilização das professoras,
• Conciliar teoria e prática necessárias ao trabalho com Portfólio,
• Tempo suficiente para estudo e planejamento.
Resultados
• Professoras mais confiantes para registrar
sobre a prática,
• Maior interação e troca de experiência,
• Registro escrito e fotográfico da prática mais organizados e acessíveis.
Produções
• Portfólios como instrumento de avaliação do
processo educativo,
• Registro fotográfico de algumas atividades desenvolvidas
durante o ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário